Com o retorno das aulas de forma oficial
em todo o estado da Bahia, o CEES tem buscado, como sempre, inovar em suas
atividades didático-pedagógicas, criando instrumentos e desenvolvendo mecanismos
que possam servir de auxílio para os estudantes nessa nova etapa de construção
de conhecimentos.
Uma das primeiras medidas, nesse sentido, foi o lançamento,
ainda na live de abertura do ano letivo oficial, do site da escola, hospedado
na plataforma Blogger, do Google, que também é por meio da qual são empregadas
diversas outras ferramentas para o ensino remoto. Com o site oficial da escola,
foi criada também uma biblioteca digital para agregar materiais em formato
digital, sobretudo em PDF, que é a extensão mais usada e conhecida pelos
estudantes, mas com propostas de incorporação de outros formatos para leitura
em dispositivo eletrônico no futuro, como o formato EPUB, muito usado em livros
digitais das principais plataformas do mercado.
A Biblioteca Digital do Centro Estadual de Educação
Santa-Mariense foi criada dentro da mesma plataforma que o estado usa para o
seu projeto e-Nova, isto é, o Google for Education. Entretanto, aqui foi feito
um trabalho diferente, usando uma conta comum do G Suíte, que agora traz uma marca
inteiramente nova para o mercado com algumas mudanças, principalmente nos
planos que antes eram comercializados. Essa biblioteca digital, portanto, funciona
como uma pasta de armazenamento do Google Drive, em que qualquer pessoa com o
link pode acessar e baixar o conteúdo desejado.
Em um primeiro momento, a escola usou a biblioteca
digital apenas para postar seus materiais pedagógicos, como os Cadernos de Apoio
à Aprendizagem, criados pela própria Secretaria de Educação do Estado da Bahia,
e os Cadernos de Estudos, desenvolvidos pela própria escolar para as atividades
curriculares complementares, que são obrigatórias para todos os estudantes. Agora,
com a edição do Encarte de Navegação, a biblioteca digital passa a ter outras
seções, com obras de diferentes áreas do conhecimento, bem como muitas obras de
ficção, que tem sido o que alunos mais leem, segundo um levantamento feito pela
própria escola para a idealização de um futuro projeto de fomento à leitura.
A própria equipe gestora da escola acredita que esse
Encarte de Navegação será uma importante ferramenta para o incentivo do uso
regular da biblioteca digital, sendo um instrumento muito útil para que os
alunos possam conhecer melhor esse espaço criado para eles no site da escola. Assim,
por meio desse encarte, que está disponível em PDF, qualquer pessoa pode ter
acesso ao conteúdo reunido pelo setor pedagógico da escola, acessando livros
que vão desde textos de Willian Shakespeare a obras clássicas da psicanálise,
como Totem e Tabu.
Mais uma vez, o CESS demonstra em seus projetos e propostas de cunho didático-pedagógicos que está um passo sempre à frente nas inovações de ensino, incorporando processos e tecnologias modernos para atender aos seus alunos com uma educação pública com qualidade social de verdade. Desde sempre, apesar dos esforços contrários, a escola tem mantido um padrão de alto nível na sua dinâmica pedagógica e em sua prestação de serviço à toda a comunidade.
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